Em nome dos Professores e Alunos do C. E Acrísio Figueiredo, escola estadual de São João Batista

Por Ana Lúcia Moreno (*)

O Centro de Ensino Acrísio Figueiredo celebra, hoje, uma conquista memorável: nossos alunos do terceiro ano lograram aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo classificados em prestigiadas universidades públicas do estado do Maranhão. Destacamos os nomes de Suellen Cíntia, Adriane Frazão, Maria Luiza e Ghyller José, sendo que três deles optaram por cursos na área da educação — Letras, Física e Biologia. Adriane, por sua vez, enveredou para o campo da saúde, sendo aprovada em Farmácia.

Embora muitos possam subestimar esse feito, considerando a desvalorização histórica da profissão docente no Brasil, é fundamental lembrar as palavras de Paulo Freire, abordadas em nossa jornada pedagógica de hoje, sobre a educação libertadora: “Os sonhos possíveis nascem do compromisso com a transformação da realidade.” O papel do professor, imprescindível para a sociedade, enfrenta um período de escassez, motivo pelo qual o governo federal tem buscado incentivar, de diversas formas, a manutenção dessa carreira vital, que jamais deve desaparecer.

O Centro de Ensino Acrísio Figueiredo sempre foi um celeiro de grandes profissionais. Ao longo dos anos, aqui se formaram médicos, advogados, nutricionistas, historiadores, geógrafos, estudiosos da literatura e tantos outros profissionais que honram suas áreas de atuação. Contudo, apesar dessa trajetória de excelência, a escola ainda enfrenta o descaso dos governantes, mantendo-se à margem das prioridades educacionais.

Atualmente, a infraestrutura do Acrísio Figueiredo encontra-se em estado crítico: o teto apresenta sérios problemas, há carência de ampliação, climatização, laboratórios e equipamentos tecnológicos adequados. É imperativo que se ofereça um ambiente saudável e propício tanto para o aprendizado quanto para o trabalho docente. Se são números que os governantes necessitam para justificar investimentos, esta escola os tem de sobra: contamos com profissionais altamente capacitados e estudantes determinados, cujos esforços nos enchem de orgulho. Prova disso são os resultados obtidos por nossos alunos. Além das aprovações mencionadas, outros 12 estudantes alcançaram médias extraordinárias na redação do Enem, variando entre 720 e 960 pontos, competindo de igual para igual com alunos de instituições particulares.

Vale ressaltar que a maioria desses jovens iniciou sua trajetória acadêmica na Unidade Integrada Ateniense, consolidando sua formação no ensino médio do Acrísio Figueiredo. Assim, o protagonismo juvenil, amplamente discutido no contexto do Novo Ensino Médio, encontra plena realização nesta escola.

Que os olhos do poder público se voltem para o Centro de Ensino Acrísio Figueiredo, uma instituição que tanto contribuiu e continua a contribuir para a sociedade joanina, maranhense e brasileira. Que os investimentos necessários sejam feitos, permitindo que essa escola perpetue sua história de transformação e excelência, inspirando futuras gerações.

 

(*) Professora do C. E. Acrísio Figueiredo

Um comentário em “Em nome dos Professores e Alunos do C. E Acrísio Figueiredo, escola estadual de São João Batista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *